terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Confraria entrevista Edsom Ortega: Secretário Municipal de Segurança Urbana



Edsom Ortega é advogado, psicólogo e pós-graduado em administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é professor no curso de pós-graduação em Segurança Pública na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

É secretário do Gabinete de Segurança da capital desde 2007, organismo que reúne autoridades municipais, estaduais e federais da área de Segurança para tratar e planejar as diretrizes, programas e prioridades na prevenção e repressão  a violência e criminalidade. Como Secretário Municipal de Segurança tem sob sua

subordinação a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que possui cerca de 6.700 integrantes, a Defesa Civil da Capital, o Centro de Formação e Treinamento, a Corregedoria e a Ouvidoria da GCM, a CAP - Coordenadoria de Analise e Planejamento e a Supervisão Geral das Juntas do Serviço Militar em São Paulo .

É o coordenador da Operação Defesa das Águas de São Paulo, que atua de forma integrada para impedir invasões e depredação em áreas de interesse ambiental, para recuperar e urbanizar tais áreas em conformidade com a legislação. É vice presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores municipais de Segurança, presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Segurança de São Paulo e Secretário do Fórum Metropolitano de Segurança de São Paulo.

Participou de dezenas de palestras e viagens técnicas no campo da segurança, conhecendo as policias, tecnologias, academias e sistemas de segurança de diversos países como: Japão, França, Espanha, Inglaterra, Israel, China, Colômbia e México. Participou também de visitas a sistema de proteção social no Canadá, EUA-N.York e de política urbana na França, Turqui-Istambul, Argentina, Chile, Uruguai e Espanha. No período de 1995 a 1999 foi Secretário Nacional de Habitação e Conselheiro e Presidente do Fundo de Desenvolvimento Social do Ministério do Planejamento.

Em 2001 trabalhou como assessor de José Serra no Ministério da Saúde. Em 2005, voltou a trabalhar com Serra, quando assumiu a presidência da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB), assumindo a área da Segurança em 2007. No governo Covas, foi Secretário de Estado da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, coordenando no período de 1999 a 2001, o projeto de descentralização e modernização da antiga FEBEM, atual Fundação Casa, entidade de atendimento a adolescente em conflito com a lei.







Fonte original: Confraria de Notícias

Veja também: Termos de Uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário